Viera Kucera (SUI)

“Screen test poems”
O projecto consiste em instalar-me com uma tela branca, nas ruas do Porto e fazer vídeo-retratos das pessoas que passam. Pedirei aos cidadãos para olharem para a minha câmara de vídeo por uns minutos e falarem comigo. Ao colocá-los diante de uma tela branca, estou a retira-los do seu contexto social, para que mais tarde eu e a própria pessoa ao vermos o vídeo, apenas nos concentremos na pessoa em si. Este trabalho retrata o poder da câmara de vídeo sobre as pessoas, o efeito que uma câmara tem quando está à nossa frente, os sentimentos das mesmas e o efeito do olhar directo. Durante o festival gostaria de mostrar os vídeo retratos, os que forem filmados nos primeiros dias. Uma janela num local do centro que fosse de passagem seria o ideal. Com a realização deste projecto, os cidadãos estarão directamente ligados ao processo de criação artística, participando directamente numa performance do festival.